Pular para o conteúdo

Tricampeão da Fórmula 1, Niki Lauda foi um dos maiores pilotos da história.

Niki Lauda foi campeão pela Ferrari e McLaren e é o responsável pelo sucesso da Mercedes  que é a maior equipe dos dias atuais.

Lauda nos deixou neste dia 20 de maio por complicações renais após um transplante de pulmão que fez em agosto de 2018. A recuperação estava boa no início, mas ao decorrer do tempo, seu corpo foi deteriorando.

Como piloto, foi um dos melhores de todos os tempos, nasceu em uma família rica e nunca teve apoio para iniciar sua carreira no automobilismo, seus pais queriam mesmo uma carreira nos negócios, mas a paixão falou mais alto.

Carreira na Fórmula 1

Juntou dinheiro e foi começando aos poucos, passou por diversas categorias até chegar na Fórmula 1 pela March.

O talento de Niki chamou a atenção da Ferrari, que o contratou em 1974. Lá ganhou 2 títulos mundiais e teve o pior acidente da carreira, em Nürburgring e ficou com a parte direita do corpo seriamente queimada.

Depois da Ferrari, fez uma breve passagem de dois anos na Brabham, onde foi companheiro de Nelson Piquet e a aposentadoria veio logo em seguida. Entretanto cuidou da própria companhia aérea, a Lauda Air.

Os negócios não foram como o esperado e ele resolveu voltar a Fórmula 1 em 1982 pela McLaren. Dois anos depois, ganhou o terceiro título e depois deixou definitivamente a categoria em 1985.

Após a saída das pistas, Lauda foi consultor da Ferrari, chefe da Jaguar, comentarista de TV e o presidente não-executivo da Mercedes. Foi o responsável pela contratação de Lewis Hamilton para a temporada de 2013.

Rivalidade entre James Hunt e Niki Lauda

Em 2014, a história de Niki virou filme. “Rush – No Limite da Emoção” conta sobre a temporada de 1976, ano do violento acidente que Lauda sofreu na Alemanha. O filme também conta sobre a rivalidade de Niki com o inglês James Hunt.

Os dois tinham perfis completamente diferentes, enquanto James era o clássico playboy, Niki era extremamente metódico e viciado em trabalho. O roteiro perfeito para um filme. Apesar da rivalidade nas pistas, Niki e James eram amigos fora delas.